Logo da UFG
adf

UFG e Comunidade da Construção GO promovem o Construct Ideathon – 1º Desafio Nacional Living Lab C

Por Vitor Lopes. Em 18/10/21 16:14. Atualizada em 18/10/21 16:15.

A busca do Living Lab C por soluções criativas, inovadoras, aplicáveis na prática e com potencial de geração de negócios, contará com o reforço dos estudantes de ensino superior.

Por meio do Construct Ideathon – maratona que funciona como um acelerador de novas ideias –, a comunidade acadêmica encontrará um ambiente virtual propício para desenvolver soluções que possam auxiliar a indústria da construção, o setor público e a sociedade na mudança do status quo da problemática que envolve os resíduos de construção civil (RCC).

O Desafio de âmbito nacional e 100% on-line é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo Programa Comunidade da Construção (polo goiano), realizado pelo Living Lab C, com a organização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG. Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), o Construct Ideathon conta com o relevante patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e do SEBRAE/GO.

Podem participar do evento estudantes de diferentes áreas de formação (Ciências Exatas, Humanas e Sociais ou Biológicas), organizados em equipes, de no mínimo 02 (dois) e no máximo 05 (cinco) integrantes, que estejam matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu) de Instituições de Ensino Superior (IES), em todo o Brasil e Exterior. “Negócio Inovador” e “Negócio de Impacto Socioambiental” são as 02 (duas) categorias do evento, que premiará, em dinheiro, o 1º, 2º e 3º lugar de cada uma delas.

Para se inscrever na competição, a equipe não necessita ter uma ideia ou solução pronta, pois dentre os objetivos do Construct Ideathon estão o desenvolvimento de competências e a promoção de um ambiente voltado à cultura da inovação e do empreendedorismo. Para tanto, as equipes poderão contar, em caráter não obrigatório, com um(a) orientador(a) – docente ou profissional de mercado que escolherem –, além de capacitações previstas na programação do desafio (bootcamp) e suporte de mentores.

A expectativa com essa iniciativa do Living Lab C é que os estudantes possam contribuir com o propósito do projeto de transformar ideias em soluções criativas, inovadoras e sustentáveis (sejam produtos, serviços ou processos), as quais tragam melhorias significativas para problemas ligados aos resíduos de construção!

As inscrições no Construct Ideathon estarão abertas de 22/09 a 25/10/2021 e as informações sobre o desafio estão no site www.livinglabc.com.br/ideathon e no perfil @livinglabc das redes sociais (instagram, facebook e linkedin).

Construct Ideathon

URL relacionada: https://www.livinglabc.com.br/ideathon/