Logo da UFG
GDUR

Grupo GEDur-UFG e FURNAS-ANEEL realizaram Workshop de Transferência Tecnológica

Por Equipe Labitecc 00. Em 25/08/20 10:49. Atualizada em 25/08/20 11:58.

Grupo GEDur-UFG e FURNAS-ANEEL realizaram Workshop de Transferência Tecnológica

A Universidade Federal de Goiás – UFG em parceria com FURNAS e ANEEL realizaram memorável workshop de transferência tecnológica do projeto P&D “Modelagem Matemática-Computacional dos Sistemas Eólicos e Hidroelétricos com Avaliação da Durabilidade por Meio de Modelos Preditivos de Vida Útil”, da EECA/UFG e correalizado pela UNB, como coordenação técnica do Prof. Oswaldo Cascudo (UFG) e, por parte de Furnas Centrais Elétricas, com coordenação do Eng. Alexandre de Castro, M.Sc. e Gerente de Serviços e Suporte Tecnológico da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil – DTEC.E. O evento também contou com a participação da instituição de ensino francesa École Normale Supérieure Paris Saclay – Univ. Paris Saclays, e apoio científico do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil – PPG GECON e do grupo de Estudos em Durabilidade – GEDur, ambos vinculados à UFG.

Realizado de 2018 a 2020, o projeto teve como objetivo versar sobre a temática da durabilidade do concreto, destinando-se ao estudo do desempenho das estruturas de concreto armado. Além desse projeto, destaca-se que muitos outros produtos foram entregues à FURNAS-ANEEL, como fruto da positiva parceria empresa/universidade estabelecida, a qual foi construída ao longo de 20 anos de história de pós-graduação da UFG. Ações de internacionalização, parcerias e colaborações nacionais, artigos técnicos, metodologias de ensaio, textos bases para normas técnicas, ações de transferência tecnológica, disciplinas e conteúdos técnicos e de formação humana também podem ser contabilizados como feliz consequência do trabalho desenvolvido. A UFG preza muito o compromisso assumido, responde de forma imediata e responsável às demandas do mercado da construção civil e da sociedade.

Workshop Final do Projeto P&D

Seguindo as recomendações de saúde devido à pandemia de COVID-19, a conferência foi realizada virtualmente, com carga horária de 6 horas. Certa de 30 profissionais ligados à FURNAS-ANEEL e à UFG participaram do evento.

Além das palestras dos(as) ex-alunos(as) de mestrado do PPG GECON, vinculados ao projeto P&D, a ação contou a participação do Dr. Túlio Honório, professor na École Normale Supérieure Paris Saclay, e que atuou como consultor no projeto.

Sala virtual do Workshop Transferência Tecnológica realizado no dia 14/08/2020.Sala virtual do Workshop Transferência Tecnológica realizado no dia 14/08/2020.

Resultados do Projeto P&D

Como resultado da exitosa parceria no projeto P&D (estabelecida com a UFG via edital FURNAS-ANEEL, vigência 2018/2020), obteve-se importante avanço na fronteira do conhecimento quanto à ação dos agentes agressivos cloretos e CO2, destacando-se as contribuições no campo de indicadores de durabilidade, do uso de adições minerais, do alto desempenho, dos mecanismos de transporte, da porosidade, da modelagem multi-escala e da previsão de vida útil. Dessas pesquisas, contabiliza-se 13 trabalhos acadêmicos produzidos (sendo 12 dissertações de mestrado); 34 artigos científicos de revistas e de congressos (incluindo artigos para breve submissão); 1 livro, 1 capítulo de livro e 8 documentos técnicos (tradução e elaboração de métodos de ensaio, práticas recomendadas do IBRACON e proposta de texto base para normalização).

O projeto possibilitou uma melhoria da infraestrutura de pesquisa no LABITECC-UFG na área de durabilidade do concreto, a consolidação de parcerias nacionais e a realização de diversas ações de internacionalização. Também foram realizadas duas missões de trabalho, sendo uma no Brasil (em UFRJ/COPPE, PUC Rio e UFF) e outra na França (em INSA/Toulouse e ENS Paris Saclay – Univ. Paris Saclay). Além do workshop de fechamento do projeto, o Seminário Internacional RILEM, inicialmente previsto para abril/2020, será editado em 2021. Mais informações no link  www.durar2020.com.

Sala virtual do Workshop Transferência Tecnológica realizado no dia 14/08/2020.

Profs. Túlio Honório de Faria (à direita) e Farid Benboudjema (centro à esquerda), da École Normale Supérieure (ENS) - Université Paris Saclay, com os Profs. Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, da UFG.

Sala virtual do Workshop Transferência Tecnológica realizado no dia 14/08/2020.

Profs. Oswaldo Cascudo e Andrielli Morais de Oliveira (UFG) e mestrandos(as) (UFG) com o Prof. Romildo Dias Toledo Filho (UFRJ)em visita ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável – NUMATS.

Sala virtual do Workshop Transferência Tecnológica realizado no dia 14/08/2020.

Apresentação do coordenador do projeto, Prof. Oswaldo Cascudo (UFG), durante o workshop realizado em 14/08/2020.